domingo, 30 de outubro de 2011

Convenção de Mérida

Selva!

olá guerreiros, todos sabem da importância de se refazer provas anteriores nos concursos públicos. Tão importante quanto ler livros e artigos especializados é saber como a banca vem perguntando determinado conteúdo.

 Hoje irei comentar sobre a questão do CESPE que trata sobre a Convenção de Mérida que já ganhou DUAS aparições em provas para Juiz Federal.


(Juiz/TRF1/2009). Questão 26. Assinale a opção CORRETA acerca da Convenção de Mérida.

A) Para o atendimento das finalidades dessa convenção, o estado-parte, em conformidade com os princípios fundamentais do seu ordenamento jurídico e sem menosprezar a independência do poder judiciário, pode adotar medidas que regulem a conduta dos membros desse poder.
B) Em regra, para a aplicação das normas da convenção, é necessário que tenha havido prejuízo patrimonial ao Estado decorrente de práticas delitivas.
C) As normas da convenção aplicam-se apenas na fase de investigação policial, não na instrução processual.
D) O texto da convenção não inclui medidas para prevenir a lavagem de bens nem diretrizes para a apenação desse delito.
E) Os Estados-partes devem prestar a mais ampla assistência judicial recíproca relativa a investigações, processos e ações judiciais relacionados com os delitos compreendidos na convenção, devendo ser evitado, no entanto, o comparecimento voluntário de pessoas ao Estado-parte requerente.


Comentários:

Letra A: Correto. É o que consta no artigo 11 da convenção que trata das Medidas relativas ao poder judiciário e ao ministério público.
Letra B: Errado. O artigo 3º declara que independe do prejuízo:
Artigo 3 -Âmbito de aplicação 
1. A presente Convenção se aplicará, de conformidade com suas disposições, à prevenção, à  investigação e à instrução judicial da corrupção e do embargo preventivo, da apreensão, do confisco e da restituição do produto de delitos identificados de acordo com a presente Convenção. 
2. Para a aplicação da presente Convenção, a menos que contenha uma disposição em contrário, não será necessário que os delitos enunciados nela produzam dano ou prejuízo patrimonial ao Estado.

Letra C: Errado. Conforme o Artigo 2º acima mencionado percebe-se que aplica-se também na fase judicial. Trata-se de medidas de prevenção.
Letra D: Errado. É que podemos constatar logo em seu artigo 1º da Convenção:
Artigo 1 - Finalidade 

A finalidade da presente Convenção é:
a) Promover e fortalecer as medidas para prevenir e combater mais eficaz e eficientemente a corrupção; 
b) Promover, facilitar e apoiar a cooperação internacional e a assistência técnica na prevenção e na luta contra a corrupção, incluída a recuperação de ativos; 
c) Promover a integridade, a obrigação de render contas e a devida gestão dos assuntos e dos  bens públicos

Com relação à aplicação de penas o tratado em seu Capitulo III traz um elenco de medidas que cada estado-parte deverá adotar para qualificar como delito. Vale a leitura para aprofundar no assunto que é bem interessante. O tratado pode ser lido AQUI.
Letra E: Errado. O artigo 46 da Convenção faz referencia a Assistência judicial recíproca. Dentre elas, há o comparecimento voluntário de pessoas ao Estado Parte requerente (Parágrafo 3, g)



Veja que a questão é de uma prova realizada em 2009. O CESPE recentemente na prova para Juiz Federal da 1ª Região, ano 2011, fez a seguinte questão:



(Questão 28 - Letra E) A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, conhecida como Convenção de Mérida, promulgada no Brasil, permite, de forma expressa, a cooperação jurídica entre os órgãos da persecução, consistente em compartilhamento de prova em matéria penal, formulado por autoridade estrangeira no exercício de atividade investigatória, dirigido a congênere autoridade brasileira, ressalvando-se, contudo, a indispensável expedição de carta rogatória por autoridade judiciária do Estado rogante e o imprescindível exequatur pelo STJ, de modo a assegurar o cumprimento das formalidades legais para a licitude da prova compartilhada.

Gabarito: Errado


Já encontrou o erro da questão? Volto em 1h pra comentar. Bom domingo



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Brownie dourado para o dia das crianças

Olá meus caros,

Fui a Vitória-ES fazer um concurso. Aquela cidade é um paraíso. Olha abaixo a foto que tirei do quarto do  hotel Bristol Praia do Canto:



Para aproveitar ainda o tempo que fiquei nessa cidade resolvi correr na beira da praia:




No voo atrapalho todo mundo que pensa em dormir ao meu lado. Sim, falo demais mesmo.

Tive a sorte de encontrar na ida um casal muito simpático que mora aqui na asa norte também. Estavam viajando a passeio. São afortunados por irem a essa cidade. Entre tantas conversas agradáveis disse-lhes que colocaria a receita do Brownie em meu blog. Acontece que esse casal também vai ter que dividir o espaço da homenagem a uma garotinha muito legal que encontrei na volta. Ela estava toda animada pois tinha acabado de voltar do show do Justin Bierber.

 Espero que hoje, no dia das crianças, ela já possa ter feito a receita do cookie ou então, se ainda tiver tempo, faça o brownie. Acho essa receita uma delícia.

para acompanhar a receita ligue o som:





Brownies Dourados

·        2 xícaras de farinha de trigo
·        1 colher de chá de fermento em pó
·        1 pitada de sal
·        ½ xícara de manteiga à temperatura ambiente
·        2 xícaras de açúcar mascavo
·        2 ovos
·        1 colher de sopa de baunilha
·        1 xícara de chocolate meio amargo quebrado em pedacinhos
·        1 xícara de chocolate branco picado em pedacinhos
·        1 xícara de nozes picadas

Aqueça o forno à temperatura moderada (170ºC).

Numa vasilha, peneire a farinha, o fermento e o sal.

Em outra, bata a manteiga com o açúcar mascavo até obter uma consistência cremosa. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem. Adicione a baunilha. Acrescente a mistura de farinha de trigo e mexa bem.

Por último, junte os pedaços de chocolate e as nozes. Mexa bem e despeje numa assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo, de uns 32 x 22 cm.
Asse por 30minutos ou até que esteja dourado.

Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

Eu gosto de comer com sorvete.








Enquanto espera os 30 minutos, permita contar para vocês um episódio que ocorreu no sábado antes dessa viagem e que divulguei em meu facebook:

Hoje cedo fui ao supermercado para comprar algumas barras de Cereais. Fui surpreendido por uma criança que me pedia para comprar um conjunto de lápis e uma cola para fazer o trabalho na escola.
Percebia que ela não tinha dinheiro para comprá-los. Ela encarava todo o conjunto: lápis, borracha, cola, caderno,... Mas o que ela me pedia era apenas o lápis e cola para fazer um trabalho escolar.
Fiquei comovido com aquele pedido. Olhei pra essa criança que nem tinha completado seus 10 anos e não tinha como virar as costas. Ela queria mesmo muito só aqueles 2 objetos.
Queria estudar. Então decidi ajudar.
Virei e falei:
- Se acertar leva. Qual a teoria adotada pelo STJ e STF para consumação do crime de furto? O que é imputação objetiva?

Ela Errou.


Bom apetite.